domingo, 3 de maio de 2009

Terapia Cognitiva

É comum confundir Terapia Cognitiva (TC) com Psicologia Cognitiva, que apesar de terem algumas semelhanças não são sinônimas, a Psicologia Cognitiva é uma área voltada para pesquisa e investigação da cognição humana e a Terapia Cognitiva é voltada para a prática psicoterápica. Será abordado então, parte da história e conceitos da TC.

Aaron Beck; O homem e sua obra.

Aaron Beck, que confrontou as idéias freudianas nos anos 1960, transformou o tratamento da depressão e de outros transtornos mentais com sua técnica cognitiva. Estabeleceu um novo limiar para avaliação da eficácia das psicoterapias, aplicando um rigor em suas pesquisas jamais visto nessa área.

Emprestando da Psicologia acadêmica o método científico, Beck conduziu estudos a fim de coletar evidências que comprovassem os dogmas freudianos, mas continuamente falhava em fazê-lo. Submeteu o modelo psicanalítico de depressão.

Em seus questionamentos e estudos, Beck foi influenciado por filósofos clássicos, pelo Construtivismo e pela Fenomenologia. Sua intenção era expandir os limites e aprimorar os métodos da psicoterapia. No entanto, em suas inquietações, ele não estava só: ocorreu, nessa época uma rara convergência entre psicanalistas e behavioristas em sua insatisfação com os próprios modelos de depressão. Observou-se o afastamento da Psicanálise e do Behaviorismo Radical por vários de seus ilustres adeptos. Entre eles, destacou-se Ellis, cuja Terapia Racional Emotiva (RET), mais tarde denominada de REBT (Terapia Racional Emotiva Comportamental), foi a primeira psicoterapia com clara ênfase cognitiva, tomando os construtores cognitivos como base dos transtornos psicológicos. Seguiram-se Bandura, Mahoney e Meichembaum, behavioristas que, em obras seminais, propuseram os processos cognitivos como cruciais na aquisição e regulação do comportamento, além de estratégias cognitivas sobre variáveis cognitivas, inaugurando, dessa forma, a Terapia Cognitiva-Comportamental.

Com base em seus estudos empíricos e observações clinicas, Beck propôs o modelo cognitivo da depressão, que, evoluindo em seus aspectos teóricos e aplicados, resultaria na proposição de um novo sistema de psicoterapia, que ele denominou de Terapia Cognitiva (TC). Beck declarou que a negatividade do depressivo não era um sintoma, mas desempenhava uma função central na instalação e manutenção do transtorno. Cognição, e não emoção, é declarada o fator essencial na depressão, que ele classifica como um transtorno de pensamento e não emocional. (SERRA, 2007)

A TC reflete no sistema integrado de psicoterapia cientificamente fundamentado. Combina um modelo de personalidade e de psicopatologia a um modelo aplicado, que reúne princípios, técnicas e estratégias terapêuticas. Demonstra aplicabilidade eficaz, segundo estudos, a uma ampla gama de transtornos – depressão, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, dependência química, psicoses, terapia familiar e conjugal, etc. É aplicável individualmente e em grupo, a adultos, crianças e adolescentes. É utilizada, com sucesso, como coadjuvante no tratamento de transtornos orgânicos, e em contextos institucionais, corporativos e educacionais, e nos esportes.
Reflete um método direto e semi-estruturado, direcionado à resolução de problemas. É colaborativa, em um processo em que ambos, terapeuta e paciente, têm papel ativo. Envolve uma relação genuína entre terapeuta e paciente, baseada na empatia terapêutica. As sessões, bem como o processo terapêutico, são semi-estruturados, envolvendo tarefas entre as sessões. É focal, requerendo uma definição concreta e específica dos problemas do paciente e das metas terapêuticas. Tem um caráter didático, objetivando dotar o paciente de um novo instrumental cognitivo e comportamental, através da prática regular. É um processo terapêutico breve, geralmente e 12 à 24 sessões, tornando-o apropriado ao contexto socioeconômico atual e à utilização por convênios e seguros de saúde. O conjunto dessas características sugere que a TC representa uma mudança de paradigma no campo das psicoterapias.

Refletindo uma postura construtivista, a TC propõe que nossas respostas emocionais e comportamentais, bem como a nossa motivação, não são influenciadas por eventos, mas pela forma como os processamos. Nossas representações, interpretações e atribuições de significados as situações refletem-se no conteúdo de vários fluxos paralelos de processamento cognitivo em nível pré-consciente- os pensamentos automáticos.

O real é percebido sensorialmente e os elementos da percepção sensorial são organizados em estruturas cognitivas denominadas esquemas, cujo sentido é refletido em suas crenças correspondentes. O resultado desse processamento esquemático reflete as representações do real pelo sujeito, e não o real propriamente. Nesse sentido, nossas interpretações, representações, ou atribuições de significados atuam como variável mediacional entre o real e as nossas respostas emocionais e comportamentais. Conseqüentemente, para modificar emoções e comportamentos, intervimos sobre a forma de o individuo processar informações, ou seja, sobre suas cognições, esquemas e crenças. O objetivo último da TC é, portanto, promover a reestruturação cognitiva- a substituição do sistema de esquemas disfuncionais por um sistema funcional- que possibilitará ao paciente processar informações de novas formas. (SERRA, 2007).

Posted by - Tasia - @ 15:50

0 Comments

Postar um comentário

<< Home



Trabalho apresentado à UNIJORGE como requisito parcial para avaliação da disciplina Práticas Investigativas Interdisciplinares do curso de Psicologia 2009.1
1º semestre


Image Hosted by ImageShack.us



------------
EQUIPE
------------

:: ARIANE SILVA
:: EVELYN SOARES
:: JANAINA DIAS
:: MARIANA MONTEIRO
:: MILENA MERCÊS
:: SORAYA MARTINS
:: TÁSIA PITANGUEIRA
:: TATIANE RIBEIRO


------------
ÍNDICE
------------

:: Introdução

:: Processo Histórico
. O Movimento Cognitivo na Psicologia
. Influências Antecedentes sobre a Psicologia Cognitiva
. Fundação da Psicologia Cognitiva

:: Marco Teórico

::
Terapia Cognitiva
. História
. Conceito

:: Referências Bibliográficas



------------
OUTROS BLOGS
------------

:: Grupo Sistêmica
:: Grupo Junguiana
:: Grupo Gestalt
:: Grupo Behaviorismo
:: Grupo Psicanálise
:: Grupo Humanista


------------
LINKS
------------

:: Terapia Cognitiva x Psicologia Cognitiva
:: Cognitiva x Aprendizagem OnLine
:: Psicologia Cognitiva

Updates

. Referências Bibliográficas
. Roteiro de Entrevista
. Entrevista com Terapeuta Cognitivo



[ Visitantes ]

Criar site