domingo, 3 de maio de 2009

Introdução

A psicologia cognitiva tem raízes na filosofia e na fisiologia, que se fundiram para formar o núcleo da psicologia. Como campo distinto de estudo psicológico, a psicologia cognitiva também se serviu das investigações transdisciplinares. Entre os campos relevantes estão a lingüística (como a linguagem e o pensamento interagem), a psicologia biológica (quais são as bases filosóficas da cognição), a antropologia (qual a importância do contexto cultural para a cognição) e os avanços tecnológicos, como a inteligência artificial (como os computadores processam as informações).

Os psicólogos cognitivos usam uma ampla gama de métodos, incluindo experimentos, técnicas psicobiológicas, auto-avaliação, estudo de casos, observação naturalista, alem de simulações por computador e inteligência artificial.

Algumas das principais questões no campo concentram-se em como buscar o conhecimento. O trabalho psicológico pode ser feito: usando o racionalismo (que é base para o desenvolvimento da teoria) e o empirismo (que é base para a coleta de dados) destacando a importância das estruturas cognitivas e dos processos cognitivos; enfatizando o estudo do processamento que é geral ou específico em relações ao domínio; esforçando-se na busca de um alto grau de controle experimental (que favorece as interferências casuais) e de um alto grau de validade ecológica (que permite melhor generalização de conclusões para ambientes fora do laboratório); realizando pesquisa básica a fim de obter conhecimentos fundamentais sobre cognição e pesquisa aplicada em busca de usos eficazes para a cognição em ambientes reais.

Os psicólogos cognitivos estudam as bases biológicas da cognição, bem como a atenção, a consciência, a percepção, a memória, a imaginação, a linguagem, a solução de problemas, a criatividade, a tomada de decisões, o raciocínio, as mudanças na cognição em termos de desenvolvimento que ocorrem durante a vida, a inteligência humana, a inteligência artificial e vários outros aspectos do pensamento humano. (STERNBERG, 2008)

O objetivo deste trabalho é compreender a psicologia cognitiva através de diversas ferramentas de estudo, como pesquisas e visitas na área de trabalho e entrevista com profissionais; caracterizar o trabalho do psicólogo na terapia cognitiva; e associar teorias com praticas.
Tem como relevância observar como a psicologia cognitiva se insere na historia, na sociedade e no campo profissional.

Posted by - Tasia - @ 16:02

2 Comments

Blogger Juliana Moura. ♥ said...

Meninas, vcs arrazaram no blog, estão de parabéns, dêem um up no visual e coloquem umas imagens e videos.
Bjos

21 de maio de 2009 às 04:56  

Blogger Quilômetros-a-Pé said...

Uma amiga minha que faz Psicologia na UFPA me indicou este site quando eu pedi algumas referências bibliográficas quanto à Psicologia Cognitiva, uma vez que estou vendo à aplicação da mesma no ensino e aprendizagem de língua estrangeira (eu curso Letras, com Habilitação e Licenciatura em Língua Alemã na mesma UFPA), em uma disciplina chamada Psicolingüística (só o nome já é tenso!)


Obrigado pela força!


Acreditem, cês estarão nas referências bibliográficas!

7 de abril de 2011 às 06:33  

Postar um comentário

<< Home



Trabalho apresentado à UNIJORGE como requisito parcial para avaliação da disciplina Práticas Investigativas Interdisciplinares do curso de Psicologia 2009.1
1º semestre


Image Hosted by ImageShack.us



------------
EQUIPE
------------

:: ARIANE SILVA
:: EVELYN SOARES
:: JANAINA DIAS
:: MARIANA MONTEIRO
:: MILENA MERCÊS
:: SORAYA MARTINS
:: TÁSIA PITANGUEIRA
:: TATIANE RIBEIRO


------------
ÍNDICE
------------

:: Introdução

:: Processo Histórico
. O Movimento Cognitivo na Psicologia
. Influências Antecedentes sobre a Psicologia Cognitiva
. Fundação da Psicologia Cognitiva

:: Marco Teórico

::
Terapia Cognitiva
. História
. Conceito

:: Referências Bibliográficas



------------
OUTROS BLOGS
------------

:: Grupo Sistêmica
:: Grupo Junguiana
:: Grupo Gestalt
:: Grupo Behaviorismo
:: Grupo Psicanálise
:: Grupo Humanista


------------
LINKS
------------

:: Terapia Cognitiva x Psicologia Cognitiva
:: Cognitiva x Aprendizagem OnLine
:: Psicologia Cognitiva

Updates

. Processo Histórico
. Marco Teórico
. Terapia Cognitiva
. Referências Bibliográficas
. Roteiro de Entrevista
. Entrevista com Terapeuta Cognitivo



[ Visitantes ]

Criar site